04 de Julho, não é a independência dos EUA

Posted on 19/junho/2007

0


É o começo da minha!
 
Dia 4/07 devo comparecer na Questura – é o equivalente a Polícia Federal brasileira – para dar prosseguimento (ainda) ao meu permesso de turismo.
Este é o documento que permite que qualquer turista fique legalmente no país por 3 meses, o que significa que eu devo receber o meu já vencido, pois estou a 5 meses aqui na Itália.
Na prática com esse documento e mais o protocolo do permesso de família que eu já solicitei, as coisas começam a ficar um pouco mais fáceis. Eu já posso solicitar a minha residência* na comune por exemplo, tirar identidade (ainda que de extrangeiro) e fazer a tessera sanitaria, que é a carteira de saúde.
 
* A residência é um registro na prefeitura que atesta onde você mora, o tamanho do seu imóvel e quantas pessoas moram ou podem morar com você. É o primeiro passo para o reconhecimento da cidadania.
Quando se solicita a residência na comune, o vigile que é um polícial da guarda municipal vai até a sua casa e faz uma vistoria para confirmar se tudo que você declarou é verdade. Só depois é que a prefeitura efetua o registro.
Sem residência você não tem direito por exemplo ao salário família, cerca de €200 por dependente.